sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Fazendo as pazes com a balança!


Enquanto umas pessoas fogem da balança como o diabo foge da cruz, outras são escravos dela! Esses dois extremos são comportamentos comuns de quem está com uns “quilinhos a mais” e não quer admitir, fugindo da balança ou de quem está sofrendo para perder peso com uma dieta muito pobre e quer se pesar diariamente. Um graminha a mais é motivo para o descontrole total: ou desistem da dieta ou deixam de comer e correm para a academia para queimar esse graminha!

Uma das primeiras lições que as pessoas devem receber durante o tratamento para perder peso é que não pode nem ter medo, nem ser escravo da balança. Devemos saber que a balança não pesa somente nossa gordura, mas também músculo, ossos, água, fezes e outros componentes corporais. A soma disso tudo é o nosso peso.

Além disso, o peso pode variar muito. No caso da mulher, durante o período pré-menstrual, o peso pode aumentar de 1kg a 3kg por causa da retenção de líquidos. Intestino preso é outro motivo de variação de peso. Podemos armazenar de 500g a 800g de fezes por dia (dependendo da quantidade que comemos). Quando o intestino não funciona, as fezes acumuladas podem provocar aumento do nosso peso. Se a comida estiver salgada demais ou se usarmos alguns tipos de medicamento (hormônios, cortisona, etc), podemos provocar a retenção de líquidos, e essa água que se acumula também pesa. Isso sem falar na roupa que estamos usamos. Um dia pesamos de short e camiseta, no outro de calça e blusa de frio. Uma calça jeans pode pesar até 700g!

Quando temos um fim de semana de excessos alimentares (festas, churrascos, jantares, pizzas, doces, etc), na segunda-feira o peso pode estar bem mais alto do que estava na sexta-feira antes do fim de semana de gula. Com o passar dos dias, o organismo consegue eliminar o excesso e o peso pode até voltar ao normal se a dieta for retomada! Atividades físicas mais pesadas como musculação também provocam aumento do peso. Mas, neste caso o aumento é devido ao ganho de massa muscular, portanto muito bem vindo!

Assim, para quem tem problemas com a balança, a primeira dica é analisar se a causa do aumento de peso não é uma das citadas acima! Além disso, não se pesa todos os dias, principalmente em balanças sem precisão que não são calibradas regularmente, como as famosas balanças que muitos têm no banheiro de casa! O ideal seria pesar-se a cada 15 dias, sempre na mesma balança. De preferência no mesmo horário (sempre de manhã, à tarde ou à noite), com a mínima quantidade de roupa possível! Seria interessante que fosse no meio da semana devido a possíveis excessos alimentares do fim de semana.

E, principalmente, procure não usar somente a balança como parâmetro! Note as modificações nas medidas do corpo. Perceba se as pessoas estão comentando se você emagreceu ou não. Experimente calças que não entravam. Quem sabe, elas estão quase abotoando ou até frouxas. Enfim, perceba se você está se sentindo mais leve, mais disposto e mais desintoxicado.

Fazendo as pazes com a balança, será muito mais fácil chegar ao peso ideal!

Nenhum comentário: